BRASÃO
A APOLO tem uma novidade em relação às demais academias de letras, uma vez que suas reuniões são itinerantes, podendo realizar-se por determinação do seu presidente em qualquer cidade do território nacional brasileiro e até no estrangeiro, contanto que haja número mínimo de cinco acadêmicos fundadores e/ou efetivos/honorários. A APOLO tem membros efetivos no Brasil, em Portugal e na Itália. Os candidatos a membro efetivo podem dirigir-se ao seu presidente - jornalista - escritor Ricardo De Benedictis que estudará a proposta e a levará à próxima reunião plenária como indicação do nome a ser aprovado. Após esta formalidade, a diretoria emitirá o respectivo diploma, fará constar do livro de Atas a investidura do novo membro que será comunicado. Todos os acadêmicos são obrigados a prestar juramento, se presentes à solenidade de posse, ficando dispensados aqueles que residirem fora do Brasil, cujo juramento poderá ser prestado por ocasião de uma sessão em que esteja presente.
O DEUS APOLO NA HISTÓRIA DA ACADEMIA
Na imagem sobreposta, os gêmeos: Apolo (esquerda) e sua irmã Artémis (direita)
A sigla da Academia Poçoense de Letras (APOLO), homenageia o deus (mitológico grego) das Artes, que presidia o oráculo de Apolo em Delfos, na Grécia. Era filho de Zeus (pai de todos os deuses que governava o universo e morava no monte Olimpo) e sua mãe Leto. Irmão gêmeo de Artêmis, Apolo era, depois de Zeus, o mais venerado deus grego. Apolo tem ainda os irmãos e irmãs paternos Atenas, Musas, Graças, Heracles, Helena (filha de Zeus e Leda), esposa de Menelau - rei de Esparta, raptada pelo troiano Paris, além de Hermes (que os gregos acusam de ter furtado o rebanho de Apolo, tornando-o símbolo de astúcia, ardil e trapaça. Hermes era o deus das estradas porque andava em incrível velocidade com suas sandálias de ouro). Aquiles é descendente de Zeus, parente de Apolo. Apesar de jamais ter se casado, a prole de Apolo é bem numerosa, composta principalmente de heróis relacionados com o culto a Apolo. Segundo a mitologia grega o deus Apolo esteve ao lado de Tróia durante a Guerra.
SITE ANTIGO SAÍ DO AR E ENTRA NOVO PORTAL, ALÉM DE OUTRAS FERRAMENTAS DE INTERAÇÃO E ENGAJAMENTO
Em 2016 foi criado um novo portal da APOLO para substituir o antigo que saiu do ar por motivos desconhecidos. Em 28 de dezembro de 2016 foi criado também o canal da APOLO no Youtube. Em 29 de julho de 2023, foram criados uma página da APOLO no Facebook como extensão deste portal e também um grupo da APOLO no WhatsApp para receber mensagens de forma mais rápida.
ANTIGO SITE DA APOLO
(Atualmente fora do ar)
NOVO PORTAL DA APOLO
(Ativo)
CANAL DA APOLO NO YOUTUBE
PÁGINA DA APOLO NO FACEBOOK
(Extensão deste Portal)
Clique neste banner para acessar o grupo
Ou Scaneie este QR Code pelo seu celular e acesse o grupo
Nenhum comentário:
Postar um comentário