imagem de capa da página

PESQUISAR NESTE BLOG

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

NANDO DA COSTA LIMA - CRÔNICA:

No Berço do Paraquedas 
Nando da Costa Lima 
O avião todo mundo sabe quem inventou foi Santos Dumont em 1906. E
quase   todo   mundo   sabe   que   por   ver   sua   invenção,   criada   para   encurtar
distâncias, sendo usada para tirar vidas humanas na Primeira Grande Guerra,
que   ele   se   matou.   O   que   quase   ninguém   sabe   é   que   o   Paraquedas   foi
inventado antes do avião, e este fato histórico ocorreu aqui em Conquista antes
da  virada do século. Nossa Conquista ainda era menina...   A  igreja ficava
abaixo da atual Catedral. Nossas matas eram tão densas que uma única árvore
encontrada no Bem-Querer, serviu para todo emadeiramento da igreja. Esta
construída  em 1806 e  demolida em 1932. Ali  eram feitas as  reuniões dos
homens que comandavam a terra. Era um sobrado de dois andares, só que dois andares em uma construção do século XIX correspondiam a uns quatro andares atuais.   As reuniões eram feitas na parte de cima, e graças a isso nossa terra tem o orgulho de ser a mãe do inventor do paraquedas. É que a coisa estava tão feia na Câmara, para variar, tinha um querendo mandar mais que o outro. Isso fez com que fosse marcada uma sessão extraordinária. Essa ocorreu sobre  grande  tensão,    mesmo antes de realizada  gerou grandes transtornos na cidade. Um dos representantes do povo falou na Praça que se não se resolvesse a situação através do diálogo resolveria no porrete. Isso
levou   o   Presidente   da   Câmara   a   providenciar   dezesseis   porretes antecipadamente (um para cada vereador) que ficaram à disposição caso o argumento falhasse. Aquela sessão estava sendo esperada por toda a cidade, todo mundo sabia que o pau ia quebrar. O vigário, sabendo disso, inventou uma viagem a Poções para não ser intermediário daquele bate boca. Enquanto o vigário arrumava a mala, os vereadores se preparavam para o debate e os moradores apostavam. Quem daria a primeira cacetada? Aquilo era o início do desenrolar   de   um   grande   fato   histórico que  passou despercebido   à humanidade. Talvez porque na época não tivesse avião, mas se fosse uns cinquenta anos mais pra diante sem dúvida chamaria a atenção do mundo.
Conquista perdeu este espaço na história devido a uma questão de tempo.
   Quando os vereadores subiram pra parte alta da Matriz para o início da sessão mais esperada do ano, os porretes já estavam na mesa em frente aos seus   respectivos   donos.     Presidente   da Câmara   começou   a   sessão mostrando de   que lado  estava:  “Os  colegas  que concordam  comigo estão convidados para um churrasco depois de nossa vitória no debate. Quanto aos sacanas da posição, se quiserem cair no pau, é melhor nem passar pela porta”. Isto fez o debate engrossar antes de começar. Um dos participantes tirou o paletó, pulou no centro da sala e gritou: “Você tá querendo comprar os votos com churrasco, só que comigo a coisa é diferente”. O Presidente da Câmara não suportou a afronta e lançou mão do porrete, quando partiu pra cima do colega pra dar uma cacetada, este sentiu que o negócio era sério.
Quando viu o guarda-chuva esquecido pelo padre, junto à janela; não perdeu tempo! Pulou do segundo andar com o guarda-chuva aberto para evitar de cair no   pau.   Escapou   ileso,   além   de se livrar   das   pauladas   o   guarda-chuva amorteceu   a   queda...   E   assim   foi   inventado   o Paraquedas   para   uma humanidade   ainda   cega  pra   tais   coisas.   O   nome   do   inventor ninguém   se lembra, mas só por uma questão de tempo. É sempre assim, a maioria dos gênios nasce fora de sua época.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog