imagem de capa da página

PESQUISAR NESTE BLOG

sábado, 19 de janeiro de 2019

RICARDO DE BENEDICTIS - CRÔNICA

PERDAS IRREPARÁVEIS
Ricardo De Benedictis
Ricardo, Heleusa e Vicente na ACL em 2013
Estes primeiros dias de 2019 nos reservaram algumas perdas que julgávamos fora de qualquer propósito.
No noticiário desta sexta (18), a morte de Marciano, aos 67 anos, que fez dupla com João Mineiro e depois com Milionário, autor de importantes canções do estilo ‘sertanejo’.
As perdas, porém, vêm sucedendo a galope, como num turbilhão de azares para a Cultura, tão necessitada da presença física dos seus maiores expoentes.
Aqui em Conquista, perdemos a nossa querida Heleusa Figueira Câmara, que conhecemos desde que iniciamos nossa vida cultural por estas plagas, no final da década de 1970. Juntos fomos fundadores da Academia Conquistense de Letras, em 1980 e do Conselho Regional de Cultura, este último, o primeiro de uma série que criamos nos anos 1990.
Além do mais, éramos amigos, até o último instante, embora politicamente contrários, sem jamais ter discutido ou mesmo trocado idéias sobre ideologias.
Heleusa sucedeu Erathosthenes Menezes na presidência da ACL, em 1986. E eu fui seu sucessor em 1990.
Cedemos para ela o espaço ‘Pró-Memória’ do Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima para que instalasse a sede do PROLER, que até hoje ali permanece. Ela freqüentava minha residência e eu a visitei em sua casa algumas vezes.
Escritora, com dois livros publicados, fundou o Museu Regional da UESB, localizado na Praça Tancredo Neves, que aproximou muito a comunidade conquistense daquele ‘dinossauro’ à época, distante 7 Kms. do centro da cidade.
Além de freqüentar as reuniões dos Vilaça, Plínio Doyle da Academia Brasileira de Letras, no Rio, realizadas aos sábados. Ela se deslocava de Conquista para embelezar o ambiente carioca com sua fala mansa e alma de artista.
Viajou sem combinar, de uma hora para outra e deixou órfã toda a comunidade carente de saber que ainda persiste em Conquista.
Deixou Fe iluminar a alma dos presidiários que ‘assistia’ com a disseminação do gosto pela leitura e fez chegar em muitos lares o maior presente que alguém pode receber: o livro. Só por esse belo trabalho comunitário ela já se eternizara
Como diria o poeta Castro Alves, em seu poema ‘Vozes da América’:
Oh bendito que semeias/Livros, livros a mão cheia/E manda o povo pensar./O livro caindo n’alma/É germe que faz a palma,/É chuva que faz o mar.
Heleusa está para Conquista, assim como Atena para os gregos, Minerva para os romanos.
Descanse em paz, querida amiga!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog