imagem de capa da página

PESQUISAR NESTE BLOG

sábado, 14 de setembro de 2019

NANDO DA COSTA LIMA - CONTO:

HOJE POR MIM...
Nando da Costa Lima
 Daqui as coisas sâo bem diferentes, dá até pra pensar no que pas­sou, eu não queria que fosse desse jeito, mas quando a gente co­meça descer não consegue parar, vai até o fundo. Minha infância não foi das melhores, tive que trabalhar duro na roça, vim pra cidade já adolescente e fui logo me apaixonando pela boa vida, fiquei obcecado pelas mordomias da cidade grande. Decidi que ti­nha que enriquecer, virar patrão. Isso eu não tirava da cabeça. Depois de trabalhar três anos e não conseguir nem me alimentar direito com o salário, vi que estava no caminho errado, honestamente não dava pra ficar rico nem se vivesse mais 500 anos. Comecei vender contrabando, no início até que dava, depois todo mundo começou fazer a mes­ma coisa e o meu comércio foi por água abaixo, ainda bem que com o dinheiro que sobrou eu comprei sete tarefas de terra aqui perto. Comecei a trabalhar a terra e me casei logo em seguida, só fiz isso porque o pai da mulher era meu vizinho e dono de quase cem alqueires de terra. No começo as coisas correram bem, o sogro me davatudo e meu sftio que antes não tfnha nada se transformou .num paraíso, tinha de tudo ! Aí eu comecei achar quetava peque­no, como a mulher era filha única, passei a imaginar uma forma de dar fim no sogro. Um dia tomei umas a mais e criei coragem, apro­veitei que o velho tinha ido correr a manga sozinho, armei uma emboscada e furei o homem todo de 44, ninguém ficou sabendo quem foi, meu sogro também não era flor que se cheirasse, já tinha jogado muita gente pra trás e o crime foi logo esquecido. Com mi­nhas sete tarefas e mais os cem alqueires da mulher me tornei o maior proprietário da região, besta eu nunca fui; fiz minha fortu­na triplicar em pouquíssimo tempo, é claro que pra isso tive que ti­rar muita gente do caminho. Comecei com um vizinho de cerca que não quis vender a terrinha, deixava o jumento passar para minhas terras quase todo dia, aquilo me enfezou tanto que tive de matar o jumento e o dono. Desse dia em diante eu decidi que a melhor ma­neira de resolver meus assuntos era na base da bala, pra mim o úni­co advogado de confiança passou a ser um 38 cheio até a tampa, ali sim, eu botava fé, ou o sujeito assinava o documento de venda se borrando de medo, ou então ia pro inferno e a viúva assinava. Eu já tinha terra que dava pra engordar dez mil bois e vários cri­mes nas costas. Teve um sujeito que eu matei por amizade. Isto é, matei porque ele mexeu com a mulher de um amigo, sentei fogo no safado. Depois de muito tempo é que descobri que a safada era ela, não ele. Mas aí minha consciência já estava anestesiada, quando o povo falava que depois da terceira morte a gente esfria­va eu pensava que era brincadeira, mas é certo, chegou um tempo que eu acabava de matar um e ia dormir como se nada tivesse acontecido. Não posso negar, consegui meus objetivos ! Não é qualquer um, muito menos o filho de um vaqueiro, que consegue uma das maiores fortunas do Estado aos quarenta anos. Só errei numa coisa, acreditei demais na minha valentia, nunca imaginei que alguém tivesse coragem de tentar alguma coisa contra mim, vacilei pensando ser o único que não prestava e acabei aqui! On­de estou, as terras que consegui de nada valem. Daqui desse caixão, com o corpo todo furado de balas, inclusive uma no meio da testa que deixou meus olhos abertos, estou vendo tudo que se passa em meu velório, se é que pode chamar isso de velório, só tem duas pessoas ! E logo os dois que planeja­ram minha morte, eu vi na hora que aquele amigo meu que eu ma­tei por ele chegou por trás de minha mulher e falou sobre o suces­so do assassinato, ela ainda comentou que ruim do jeito que eu era ninguém ia saber quem foi. O que mais me chateou foi quando entraram quatro homens que eu nunca vi mais gordos ! Fiquei sa­bendo que eram carregadores quando um deles disse para os ou­tros que o sacana do defunto era tão miserável que nâo tinha um amigo, a mulher teve que contratar eles para levarem o caixão. Fo­ram eles que me deixaram a par das festas que estavam aconte­cendo na cidade por eu ter morrido, pode até ser que eles exage­raram na narrativa, mas antes de fecharem o caixão eu escutei o barulho dos foguetes vindo de todos os lados... Parecia até que era dia de São João.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog