imagem de capa da página

PESQUISAR NESTE BLOG

terça-feira, 17 de abril de 2018

CRÔNICAS - BIG BEN

A missão
BIG BEN
Em 1962, o presidente John F. Kennedy perante o congresso dos Estados Unidos afirmou : "Eu acredito que esta nação deve comprometer-se em alcançar a meta de colocar um homem na lua antes do final da década ( 1970 ) e trazê-lo de volta à Terra em segurança". A partir deste pronunciamento histórico, estava definida a missão da "década de ouro" da nação americana.

Afinal de contas, o que é missão? O entendimento mais antigo de missão é "envio" no sentido de "destinação", e tem sua origem nas duas mais antigas instituições humanas: os exércitos e a religião. Numa segunda acepção possível, a missão é "encargo", a incumbência ou dever que é a razão do envio. E numa terceira acepção, a missão é o próprio objetivo desejado, também chamado de escopo, alvo ou meta.

Voltando para a missão do presidente Kennedy, imagine a quantidade de recursos humanos, tecnológicos, financeiros, materiais e científicos que foram utilizados em grau máximo para dar conta de cumprir esta "missão" digna das histórias fantásticas de Júlio Verne. No meu entendimento, graças à obediência a esta missão americana "quase impossível", o homem tornou possível quase todas as maravilhas tecnológicas do mundo contemporâneo. O que seria de todas as suas comodidades do século 21 sem essa missão pioneira?

Percebeu? A missão simplesmente é o início, o meio e o fim. Todos os seres vivos têm uma missão. A missão é inerente à vida! Sem ela a vida não faz sentido, não se sustenta, não tem chão, não tem força. O mundo é na verdade, resultado de um histórico de missões bem e mal sucedidas. O que seria da humanidade sem as missões
extraordinárias de Mahatma Ghandi, Martin Luther King e Nelson Mandela?

A palavra missão é tão poderosa que faz o pombo voar sem asas; o pequenino vencer o gigante; o plebeu destronar o rei; o cego voltar a enxergar; enfim, o impossível se tornar possível. Cuidado com essa palavra mágica! Ela desperta o leão que há dentro de você! Ou seja, ela faz você "renascer mil vezes". Acredite nisso: não existe missão impossível!

Nós nascemos para cumprir uma missão! Uma pessoa madura é capaz de estabelecer qual será a missão fundamental de sua vida. E toda vez que ela estiver diante de uma decisão, diante de um passo da vida, pergunta a si mesma: isso me aproxima ou me afasta da minha missão?

O mundo precisa de missão que não alimente a animosidade, que não tolere a intolerância, que não estimule o preconceito, que não catapulte o ódio, que o objetivo final não seja a felicidade de poucos, mas sim a felicidade de muitos. Concluindo, lembre-se: Cristo teve que morrer mil vezes na cruz para que a sua missão fosse cumprida. E você já tem a sua missão?

Nenhum comentário: