imagem de capa da página

PESQUISAR NESTE BLOG

quarta-feira, 25 de abril de 2018

RICARDO DE BENEDICTIS - CRÔNICA

GRANDE PAÍS DE HOMENS PEQUENOS
Ricardo De Benedictis
O nosso “Gigante” está deprimido e ofegante. Facada aqui, facada ali, acolá, facadas ‘a mão cheia’ deitaram o ‘gigante’ que, dada  a letargia causada pelos seus algozes, em suas contínuas investidas macabras, adoeceram-no, a ponto de não poder levantar-se e erguer-se perante o mundo!
Foram tantos os ataques traiçoeiros, na calada da noite, sem qualquer punição, que os bandidos passaram a ataca-lo sob a luz do sol e até sob os holofotes das emissoras de TV.
O ‘gigante’ está doente. As instituições estão doentes. Os brasileiros estão doentes.
Agora, reconhecida a nossa letargia, passamos a receber um tiro dali, de lá, de alhures, daqueles que julgávamos amigos do Brasil, mas que sempre estiveram na posição de rapinas: ‘Faltou farinha, meu pirão primeiro’. ‘Já que o próprio brasileiro não gosta do seu país. Por que os estrangeiros – banqueiros e capitalistas em geral, detentores de farto dinheiro pilhado - haveriam de gostar?’.
Depois dos sucessivos governos sugarem as riquezas pátrias, conseguiram a proeza de ‘quebrar’ a PETROBRAS. Mais recentemente, e lá se vão 3 anos, a SANMARCO E A VALE, detentoras da exploração de minério de ferro na região de Mariana-MG, por negligência e crendo na impunidade reinante, capitanearam a maior tragédia ambiental da história do mundo. Pior que o acidente nuclear que a antiga União Soviética (Leia-se: Rússia), causou em Shernobyl, cujos danos à humanidade e ao meio-ambiente persistem e persistirão por séculos. O desastre de Mariana foi pior: destruiu o Rio Doce em toda a sua extensão, atingindo até os corais de Abrolhos, uma das maiores reservas da vida marinha do mundo, seguramente, a maior do Brasil e que fica em Caravelas, na nossa Bahia. Minerodutos destas empresas assassinas estão consumindo água potável em quantidades essenciais para o consumo humano e para a irrigação, sob as bênçãos de governos desmoralizados, cujos dirigentes estão presos, ou em via de processo criminal. Brasileiros ladrões do erário, que vendem a alma para guardar dinheiro nos Bancos Suiços e nos paraísos fiscais... E nem a SANMARCO, nem a VALE pagaram as vultosas multas que lhes foram impostas pelos órgãos ambientais estatais e/ou pela Justiça. Isso se torna uma mancha na vida do país. O Judiciário funciona para acobertar os malfeitores, principalmente aqueles do ‘colarinho branco’, que têm muito dinheiro para pagar bancas de advogados poderosos, ligados aos Três Poderes da República, inclusive ao Poder Judiciário.
As idas e voltas que os ministros do STF vêm protagonizando na ‘Lavajato’ é a expressão da vergonha Nacional. O Brasil está na UTI e os próprios brasileiros já o consideram um cadáver insepulto. Depois voltaremos ao tema, se vivos ainda estivermos. Eu, o leitor e o nosso ‘gigante’!  

Nenhum comentário: