imagem de capa da página

PESQUISAR NESTE BLOG

sábado, 21 de julho de 2018

NANDO DA COSTA LIMA - CRÔNICA

BECO DA TESOURA
Nando da Costa Lima

            Não é mentira, não! Foram as fadas caatingueiras que se encontraram com as da mata e transformaram Conquista em poesia... É aqui onde acontece o encontro mágico da caatinga com a mata que fica o reino do “Beco da Tesoura”, onde quer que se vá nesta terra tem que atravessar o dito beco. Claro que temos outras opções, mas o reino da tesoura tem um magnetismo que o transforma na passarela oficial da Terra do Frio. Até hoje, quando se passa pelo velho beco, se escuta o barulho das tesouras do passado cortando tecidos e marcando o tempo. Só quem escuta são os apaixonados por Conquista. Nem sei qual foi o reinado mais duradouro, só sei que foram vários. Faz tanto tempo, a luz ainda era “de motô” e o Magassapo estava no auge, era o reduto dos boêmios da terra! Foi bem antes de Camilo falar “Sou apenas um homem sozinho dentro da noite...”. O poeta estava com saudades do tempo a que me refiro.
            Foi aqui que se encontraram Íris Silveira, Erathostenes Menezes, Camillo de Jesus Lima e outros grandes poetas mateiros e caatingueiros.Todos matreiros! Nossa terra tem o hábito de abrigar grandes almas! Uma época brilhante da poesia conquistense: “Me solta gente, eu quero atravessar a fronteira...”, este brado de Camilo explica tudo.
            E o poeta, como sempre muito elegante, atravessou o Beco da Tesoura com muita pressa. Eros tava pensativo, tinha que arrumar um meio de ficar em Conquista, tinha bebido da água do Poço Escuro e se enraizado na terra dos Mongoiós. O Olimpo fez de tudo para resgatá-lo do meio dos mortais, mas sabia que era quase impossível, ele estava apaixonado pela poesia que emergia da Terra do Frio. Estava tão apaixonado por Conquista que só voltou ao velho mulungú da terra onde foi concebido para fazer sua última homenagem a um amigo cuja beleza ficou no passado! “Buscando a tua sombra / a evocar o passado / a ti eu me compara amigo abandonado / Tu já não tem mais vida, e eu já não canto mais”.
            Eros tinha pressa, estava indo encontrar os poetas Íris e Camillo na casa da amiga Maria Alice. E foi lá que eles bolaram um plano para que Eros permanecesse vivendo aqui como um mortal... O plano foi simples e eficaz: Eros se declarou poeta, e se aqui já tinha muito poeta, imagine no Olimpo? Até Afrodite concordou que ele ficasse. E ele, junto a outros poetas, deixou fluir um tipoúnico de poesia! Nossa poesia é diferente, não que seja melhor ou pior que a dos outros... longe disto! É que talvez as musas da Terra do Frio, ou até mesmo o próprio frio, inspiram ainda mais os nossos poetas, donos de versos antológicos. É bom saber que pessoas tão geniais se encontraram na nossa linda e surreal Vitória da Conquista.
            Foi numa madrugada fria, no reino do Beco da Tesoura, que as fadas decidiram que Vitória da Conquista se transformaria em poesia...

Nenhum comentário: