imagem de capa da página

PESQUISAR NESTE BLOG

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

JEREMIAS MACÁRIO - ARTIGO

VAMOS ACABAR COM O ABATE
DOS JUMENTOS NO NORDESTE
Jeremias Macário
 O que estão fazendo com os jumentos no Nordeste é um verdadeiro crime. Simplesmente estão abatendo cruelmente os animais que tanto ajudaram os sertanejos na labuta diária para transportar mercadorias das roças para as feiras e até já foram jegues-pipas e jegues-lenhas, matando a sede e a fome de muita gente. Eu mesmo cheguei a utilizá-los para transportar água e lenha para centenas de casas de família em Piritiba, no final dos anos 50.
O que se percebe é que as ongs, os movimentos ambientalistas e protetores dos animais não se importam com esta espécie, tanto quanto com as baleias e as tartarugas que são utilizadas para atrair turistas e ganhar dinheiro. Jegue não rende atração e renda, nem dar visibilidade e prestígio para os pesquisadores.
  Está na hora da mídia em geral e todos os órgãos se unirem para acabar de vez com o abate indiscriminado dos nossos inocentes jumentos que estão sendo extintos, só para venderem a carne e o couro para a China e países asiáticos por alguns punhados de dólares. Estou sugerindo uma campanha para proibir de vez que sejam levados aos matadouros, comprados por míseros 50 e 100 reais. Muitos morrem durante os transportes como está acontecendo com os animais que estão sendo levados para um frigorífico de Itapetinga.
REPORTAGEM DE JORNALISTA
 Na semana passada, meu companheiro jornalista Mário Bittencourt fez uma série de boas matérias para o “Correio”, denunciando o confinamento dos jumentos em Itapetinga. Segundo sua reportagem, sem guia de trânsito os animais morreram durante viagem e foram desovados. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog