imagem de capa da página

PESQUISAR NESTE BLOG

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

BIG BEN - CRÔNICA

Quem não se comunica, se trumbica!
BIG BEN
José Abelardo Barbosa de Medeiros, vulgo “Chacrinha,”considerado o maior comunicador de rádio e da televisão brasileira nos anos de 1950 aos 1980, foi o autor da célebre frase: "Quem não se comunica, se trumbica!". Este gênio indomável estava coberto de razão.

A comunicação é uma ferramenta evolutiva fundamental que, durante milhões de anos, a natureza lapidou para atender as especificidades de cada espécie. De acordo com os especialistas, a linguagem pode ter se originado quando os primeiros hominídeos começaram a trabalhar em equipe, ou seja, começaram a cooperar. A partir daí, as estruturas da linguagem evoluíram afim de servir a funções comunicativas específicas. De acordo com os especialistas, os nossos parentes animais não são dotados dessa façanha evolutiva. Segundo eles, os animais não tem uma linguagem verdadeira, mas sim, um sistema de comunicação baseados em sinais não – simbólicos.

Resumindo, os humanos falam demais, enquanto os animais se comunicam demais.Vamos entender melhor esta história! Você já teve coragem de conferir uma sessão do  Supremo Tribunal Federal? Eu assisto com freqüência e posso falar com propriedade. Meu amigo, a criatura humana é realmente uma coisa do outro mundo! Pois bem, vamos voltar ao assunto! A expressão máxima dessa capacidade humana é utilizada com pomposidade nos embates jurídicos dos tribunais. Em um dia desses, em que eu estava literalmente “coçando o saco”, resolvi fazer um experimento interessante. Cronometrei a eloqüência verbal dos arrogantes senhores da lei. Pasmem, o campeão do dia demorou aproximadamente 3 horas para fundamentar a sua tese. Como diria o meu amigo Robin: “Santa paciência !” É muito papo pra pouco entendimento!

A comunicação dos animais é uma verdadeira lição para os animais falantes. Nela não há espaço para frivolidades, mentiras, blasfêmias, injurias, incertezas, dúvidas, enfim, coisas miúdas. Definitivamente, nela não há espaço para a arrogância e a hipocrisia. Nela somente há espaço para a verdade, portanto, ela é absolutamente concisa, prática e transparente.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog