imagem de capa da página

PESQUISAR NESTE BLOG

sábado, 28 de setembro de 2019

RICARDO DE BENEDICTIS - CONTO:

BANHO NA ‘CACHOEIRINHA’ GERA BRIGA QUE CEIFOU DUAS VIDAS E DEIXOU FAMÍLIAS ENLUTADAS EM POÇÕES
(baseado em fatos reais)
Ricardo De Benedictis
Uma farra entre amigos que terminou em tragédia, marcou a década dos anos 1970 em Poções.

De um lado, a família de Zizio Pernambucano, do outro, a família Almeida, ambas guardam em sua memória aquela trágica tarde que movimentou negativamente a então pacata cidade do sudoeste da Bahia.

Segundo relatos de Florisvaldo Rodrigues, o Marquês da Serra Preta, Diva, que era filho caçula de Hermenegildo Almeida, de tradicional família poçoense, irmão de João Almeida (prócer do pmdb e candidato a prefeito), de Manoelzinho Açougueiro (assassinado por um desafeto, com uma facada meses antes), do pedreiro Joaquim Almeida, que construiu a Igreja Matriz nova em Poções, entre outros, e mais alguns integrantes das famílias envolvidas na tragédia, que se consumou na entrada da oficina de Zu Latoeiro, localizada na Av. Cônego Pithon, no centro da cidade.

O FATO
Como estampa a manchete da matéria, Diva Almeida, irmão caçula ‘dos Almeida’ que tomava banho com uma ou duas garotas na ‘Cachoeirinha’, aprazível local de lazer da cidade, fora de lá expulso por Zizio Pernambucano, homem temido, aparentemente pacato, mas que levava fama de pistoleiro, que estava nas imediações e achou aquilo um atentado ao pudor.

Dias depois, quando inspecionava seu veículo na oficina de Zu Latoeiro, Zizio foi surpreendido por Diva Almeida, empunhando um revolver 38, acompanhado pelo amigo e contra-parente, apelidado de Preto,  dispararam alguns tiros contra Zizio Pernambucano, que teria interrompido seu banho com algumas garotas.

Zizio, mortalmente atingido, reagiu e partiu pra cima de Diva e de Preto, com uma peixeira (faca de açougueiro), em punho, levando vários tiros.  A cena contou com a chegada de Tião, irmão de Zizio que vinha em seu socorro, de arma em punho. Diva se protegeu atrás de um veículo ali estacionado e atirou mais vezes, enquanto Zizio, mortalmente ferido, avançava para ele e para Preto de Benzinho com a peixeira em riste. Neste entrevero, morreram Zizio Pernambucano e Preto, filho de Benzinho, cunhado de Diva, atingido por Tião, irmão de Zizio.

Segundo informações, Preto recebeu um tiro certeiro na testa, já que Tião era exímio atirador e mesmo à distância conseguiu atingir o alvo.

Após o incidente, Zizio Pernambucano foi levado ao Hospital local, mas logo os médicos constataram sua morte. Houve invasão do hospital por Benzinho que queria vingar-se da morte do filho, mas a situação foi contornada com a notícia da morte de Zizio.

Após o fato, Tião fugiu para lugar incerto e não sabido, havendo rumores de que teria ido para o município de Contendas do Sincorá, enquanto a família transferiu-se para Vitória da Conquista.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog