imagem de capa da página

PESQUISAR NESTE BLOG

sábado, 5 de outubro de 2019

NANDO DA COSTA LIMA - CONTO

Um causo freudiano

Nando da Costa Lima
O escritor tava pra perder a paciência, rodou a cidade toda atrás de alguém que traduzisse uma carta de Freud, uma raridade, presente de um tio que foi passear na Europa. Mas só escutou besteira. O primeiro a ser consultado foi um médico que sempre se gabava do alemão aprendido na universidade. O homem traduziu espontaneamente, parecia que tava lendo uma cartilha: “Caro Dr., estou lhe escrevendo para cancelar minha conferência devido a uma blenorragia que há meses incomoda-me. Assim que me livrar dessa inflamação no canal, entrarei em contato. Abraços do adoentado amigo Freud”. Depois que traduziu ainda comentou: “Dr. Freud devia estar precisando de um bom urologista como eu!”. Como o Dr. gostava de tomar uma, ele ficou desconfiado e pediu outro especialista em alemão pra traduzir, dessa vez foi um advogado, esse também não perdeu tempo, leu de um fôlego só: “ Minha situação jurídica encontra-se tão conturbada que esqueci por completo de mandar o registro do imóvel. Espero vê-lo o mais breve possível para resolvermos um processo de estupro em que me encontro envolvido. Abraços, Freud”. Aí a desconfiança do escritor aumentou, tava na cara que um dos dois traduziu errado, mesmo assim ele não desistiu, procurou um intelectual amante da poesia alemã. O homem tava numa merda, a mulher tinha fugido com a manicure, mesmo assim fez questão de contribuir, traduziu sem precisar dos óculos: “Estou atravessando uma fase péssima, desconfio que minha mulher anda dando bola pra Jung, assim que o adultério for confirmado, mando lhe avisar. Pra aliviar este desconforto, arrumei um caso com o jardineiro do vizinho. Abraços do seu conformado amigo Freud”. Aquilo já estava parecendo brincadeira, mesmo assim ele continuou tentando. Por último foi um dentista o tradutor. Ele era neto de alemão e traduziu sem fazer esforço, só não entendeu direito a assinatura: “Caro amigo odontólogo, estou com o molar inferior causando fortes dores no maxilar, mas assim que esta nevralgia desaparecer eu lhe comunico. Do seu Freud”.
Com aquelas quatro traduções completamente contraditórias e o livro passando da hora de ser publicado, o jeito foi pegar todo o material (traduções) e mandar pra um jornalista que se dizia conhecedor dos idiomas europeus. Este passou quinze dias analisando as traduções e o texto original, o escritor se animou, pela demora parecia que ia sair alguma coisa séria, mas quando ele leu o resultado de quinze dias de trabalho apresentado pelo jornalista, teve uma crise nervosa: “Caro amigo, minha blenorragia piorou depois que minha mulher fugiu com Jung e eu enlouquecido de dor de dente perdi a cabeça e estuprei o jardineiro do vizinho. Espero contar com sua amizade não publicando esta tragédia em seu jornal”. Depois dessa o jeito foi publicar a carta original.
Tempos depois a carta foi realmente traduzida, não passava de um bilhete do Dr. Freud se livrando de uma papelada enviada por um dos inúmeros pesquisadores chatos que o incomodavam na época.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog