imagem de capa da página

PESQUISAR NESTE BLOG

quinta-feira, 28 de maio de 2020

RICARDO DE BENEDICTIS - CRÔNICA

O LIVREIRO
Ricardo De Benedictis
O livreiro se acha. Pensa que é semideus.
Sua verdade é absoluta. Só ele ‘sabe’ das coisas.
Se conhece algum escritor que não lhe elogie em suas viagens, ele o despreza. Faz chacota, diz que suas ideias ‘são bobagens’, reina absoluto no seu diminuto círculo.
Passa ao largo de tudo e de todos. Usa as redes sociais para menosprezar quaisquer pensamentos, sejam lá quais forem, apenas porque não partiram da sua criação.
Ele se acha. Portanto, é o princípio e o fim.
O meio para ele, é para os fracos. Não sabe o que é!
Um crítico?
Pode até ser, mas  não utiliza os conhecimentos que diz ter, quem sabe, para suplantar suas frustrações, colhidas ao longo da vida.
Vive numa bolha!
Imagino-o em sua loja, vendendo livros usados, ter que elogiar autores famosos visando valorizar a mercadoria e com isso, levar seu ganha-pão adiante...
Acho dignificante sua labuta. Livros são sinônimos de conhecimento e de civilidade. Mas a leitura simplesmente, pode não influir ou até influir demasiadamente no caráter de cada um.
 No labor de livreiro, até acho que o faz bem. Há anos no ramo. Deve estar consolidado, mesmo nesta fase sombria do corona vírus.
Desejo-lhe boa sorte e mais tempo para escrever, para que possamos fazer ideia das suas atuais condições mentais. E assim, entendermos melhor o que passa em sua cachola!

domingo, 24 de maio de 2020

RICARDO DE BENEDICTIS - OPINIÃO:CRÔNICA:

A SÍNDROME DA VACA LOUCA
Ricardo De Benedictis
Assisti todo o vídeo da reunião de Bolsonaro com seus ministros, aguardado como uma bomba atômica sobre o governo.
As emissoras de TV passaram por uma vigília, trazendo a opinião de ‘especialistas’ em Direito Constitucional, Penal, etc para longos debates sobre o tema, antes mesmo de terem o conteúdo do vídeo disponibilizado pelo ‘decano’ Celso de Melo, quando falou-se em legado daquele que deixará a função para aposentar-se em novembro.
A torcida era enorme.
De um lado, comentaristas políticos e ‘especialistas’ em Direito opinavam sobre algo que ainda estava em fase de decisão. Bastidores de lá, bastidores de cá, criou-se uma verdadeira caldeira que fumegou por toda a tarde de sexta-feira.
Por sua vez, o presidente fez uma longa declaração de 50 minutos, deixando os ares ainda mais carregados, quando disse que não entregaria seu celular institucional, caso o STF determinasse.
Parecia uma hecatombe.
O General Augusto Heleno – ministro do GSI, assinou uma nota de repúdio, endossada pelo Ministro da Defesa, e tudo parecia uma panela de pressão prestes a explodir.
Celso de Melo mandou divulgar ‘quase’ a íntegra do vídeo, vedando o nome dos países citados. Estabeleceu-se um verdadeiro clima de declaração de guerra.
Video posto, retirando-se os palavrões que herdamos dos portugueses, nossos colonizadores, constatou-se que era uma ‘falsa gravidez’. Daquelas em que a mulher cria uma gestação psicológica e na hora de parir da um ‘pum’... Contamina o centro cirúrgico, o médico sai correndo para o banheiro, secundado dos auxiliares, a paciente é informada do resultado da sua ansiedade, tem alta, vai pra casa e depois? Depois que a notícia vaza, serve ao anedotário pátrio.
Resta aos cavaleiros do anunciado apocalipse, criar alguns factoides para que a população não ria em suas caras deslavadas.
O ministro Celso de Melo solta uma nota na qual garante que apenas fez cumprir o rito e enviou a solicitação dos Partidos e seus parlamentares que, eles sim, querem ter acesso ao celular institucional da presidência da República. Todo mundo com cara de tacho, um deputado chegou a dizer na CNN duas vezes que o ex-ministro Saulo Ramos registrou que o ministro Celso de Melo é um Merda. Opa!!!
Pois é. Eu não acho que Saulo Ramos ou o deputado queiram fazer disso uma batalha. Agora que o ministro deveria se ‘mancar’, acho que já está na hora.
Quanto a Sérgio Moro, vai acabar sendo acusado de Denunciação Caluniosa, pois não conseguiu provar nada e ainda expôs o País ao ridículo.
Enquanto tudo isso acontece, o maior ladrão que o Brasil teve, desde seu descobrimento, um verme alcunhado de LULA, declarou que ‘bendita a natureza que criou um monstro para que a humanidade aprendesse...’ Acostumado a falar mmmmmeeeerrrrddd... que a nossa atenta imprensa não acha tão absurda assim, solta mais uma frase que vai servir de epitáfio para sua sepultura – se é que os urubus vão deixar. O ladrão que superou o famoso Ali Babá – com seu ‘abre-te sésamo’.
Por falar nisso, a CNN tentou ressuscitar Haddad que levou mais de uma hora falando asneiras sobre o grande trabalho que disse ter realizado à frente do Ministério da Educação. Êta Brasil!!     !

quinta-feira, 21 de maio de 2020

RICARDO DE BENEDICTIS - MINHA OPINIÃO:

ERA UMA VEZ!
Ricardo De Benedictis
A estrada da vida é cheia de tangentes e curvas, de avenidas, ruas e vielas, de palácios, mansões, grandes casas, casas menores, cômodos, casebres, choupanas, grandes shoppings center, lojas de departamento, supermercados, grandes e pequenos negócios, bares, casas de tolerância, buates, restaurantes, endereços de empresas, residências, casas-de-família, lares. Ah, felizes daqueles que têm um Lar!
É no Lar que vou me ater neste momento.
Não há qualquer pessoa ou família que seja inteiramente feliz neste mundo, apesar de todos reconhecermos que ‘ A VIDA É BELA’. O ato de viver, de sentir, de sonhar, de fazer e desfazer, de estudar e de crescer, de ganhar e de perder, de amar e de sofrer, ‘vale a pena, se a alma não é pequena’.
Daí vem o provérbio: resumindo -  “Quem passou pela vida e não sofreu, passou pela vida, não viveu”.
O fato é de que tudo passa.
Partindo deste princípio prático/filosófico, chamo a atenção dos leitores, familiares e amigos em geral para que atentem para esta Pandemia.
Sabemos que nosso Mundo é feito de bons e maus. E a conjunção do Bem e do Mal aplica-se a tudo que fazemos ou deixamos de fazer.
O maior exemplo que temos à nossa volta é o nosso próprio país. A esperada união de todos para combater o vírus que assola a humanidade, nem isso nos uniu.
Acima da desgraça que  se impõe aos humanos em geral, em particular aos brasileiros, parece não ter trazido, até o momento, um sinal positivo.
No meio midiático, assistimos embates político-ideológicos em meio a noticiários que são obituários, travestidos de notícia, números estatísticos e imagens chocantes dos nossos irmãos sendo carregados em sacos de plástico, em meio ao desespero das famílias que não podem, sequer, dar uma última olhada para seu ente querido.
Fatos chocantes, centenas de covas abertas, como se fossem o agouro a clamar por novas mortes, Estados e Prefeituras a encomendar urnas funerárias, até em Manaus, capital mundial da floresta, houve caos na disponibilidade de caixões para as vítimas da COVID 19. Enquanto isso, a Assembléia Legislativa discute o processo de impeachment do governador e o prefeito, chorando, faz apelo internacional pedindo ajuda. Ajuda a quem, Virgílio? Quanta falta de caráter!
Confesso que estou decepcionado com tudo isso. No Rio, capital da roubalheira, não se dá trégua nem à Morte!
Este é o nosso Brasil! A que ponto chegamos!
O presidente diariamente profere um sem número de imprecações; para quem?
Do lado, o Congresso a votar sofregamente medidas contrárias ao governo ou apenas medidas inócuas para mostrar quem manda. E do outro lado, a ditadura judicial imperando, também na esteira do Congresso e do presidente. Quem manda, afinal?
O povo confinado, ameaçado de prisão, alguns com suas casas invadidas e vendo seus filhos tombarem, alvejados por bandidos ou maus policiais.
Juízes de 1º grau acatando processos e determinando nulidade de atos do presidente da República, medidas que caem no dia seguinte por outras decisões, e o STF querendo impor uma Constituição Federal cujos artigos ou partes deles são diariamente interpretados pela conveniência de quem, muitas das vezes, tem menos conhecimento jurídico que a maioria sábia do nosso povo.
Onde chegaremos? Não sabemos!
Textos completos e parágrafos, frases e pensamentos seculares nos colocam frente a frente com as mentes prodigiosas daqueles que as proferiram.
O STF determinou, cumpra-se!!!
Trva-se uma inglória batalha. Grupos favoráveis ao uso de medicamento A contra grupos favoráveis ao medicamento B. Respiradores superfaturados aos montes, hospitais de campanha custando dez, quinze vezes mais que outros das mesmas proporções. Arbitrariedades praticadas contra o cidadão pelas autoridades que deveriam cumprir a Lei. Mas que Lei? Nem o STF parece estar disposto a cumprí-la!
Esperamos que os deuses de verdade se compadeçam do Brasil e do Mundo, para que esta tragédia tenha fim e a raça humana siga sua marcha inexorável, em direção ao pó!

quarta-feira, 6 de maio de 2020

RICARDO DE BENEDICTIS - CRÔNICA:

MINHA OPINIÃO SOBRE AS CRISES
Ricardo De Benedfictis

É inegável que a postura do presidente Bolsonaro é um gerador de crises, umas após as outras, que tornam o ambiente político muito conturbado.

Desde o ano passado, venho dizendo a vários amigos, em nossas rodadas de conversas semanais que Moro sairia do governo, a continuar a pressão do Planalto sobre sua cabeça.

Embora ministro de Estado, Sérgio Moro não agüentaria sobre si as mazelas políticas criadas no governo, hora por um séquito palaciano ávido de encontrar-se no poder, hora pelo presidente, dado a arroubos e, principalmente pelos seus desafetos, na Câmara, no Senado e no STF.

Um ponto que sempre defendi foi o fato de que é impossível governar, com tanta gente ‘mandando’. Principalmente os filhos de Jair Bolsonaro. E parece que ele não pretende mudar a postura. E em assim sendo, outras crises virão.

O vereador, o deputado e o senador, são desprovidos de qualquer senso crítico. O pior, é o vereador, que se acha o rei da cocada preta e não sai de perto do pai, funcionando como um ‘faz tudo’ de luxo. Já provou que é desequilibrado, bem como o deputado federal, que aparece um pouco menos, mas que tem algumas intervenções desastrosas na Câmara, chegando ao cúmulo de ir à Tribuna enquanto seu colega de bancada falava, para interrompê-lo, sem qualquer autorização, fato que não gerou uma grande confusão tendo em vista que o deputado em questão, mesmo surpreso, minimizou o fato. Quanto ao Flávio, o senador, pouco aparece na Tribuna do Senado. Envolvido em várias questões investigadas no Rio, desde as rachadinhas na ALERJ – Assembléia Legislativa do Rio, mesmo se for inocente – deixa a ala governista em palpos de aranha. Sempre presente no noticiário como vilão. Além das idas e vindas de decisões de ministros do STF que desviam a atenção da população para as boas ações do governo que fará ano e meio em 1º de junho.

Afora isso, o presidente reverbera que não faz negócios com políticos da antiga, que não tergiversa com a velha política, etc. Isso irrita aqueles que querem porque querem continuar as antigas mamatas que vinham maculando a nossa República.

Ele deu um basta nesta pouca vergonha.

Isso já o credencia junto à população.

No episódio da desgraça que assola o Planeta, o maldito corona-virus; se os países ricos não conseguiram conter a epidemia, como exigir que o nosso depauperado Brasil, saqueado por Ali-Babá e os 40 mil ladrões o fizesse?

Para quem está em outro Planeta, é fácil.

O governo se preparando para enfrentar o desemprego em massa, deixado por mais de 30 anos de roubalheira e descaso com a coisa pública. Quando tudo parecia dar certo, eis que que a Pandemia e a farra das compras de respiradores que não são entregues, máscaras e outros insumos...

Os Estado Unidos já contam com mais de um milhão de infectados e 70 mil mortos pela COVID 19” Imaginem, amigos, os Estados Unidos, a maior potência econômica do Mundo!!!

Aqui as coisas estão acontecendo. Fábricas de peças várias transformaram-se em fabricantes de Respiradores, uma vez que não há respiradores suficientes no Mundo! Será que é difícil de entender?

Não.

A dificuldade está naqueles que perderam o poder, graças a eleição de Bolsonaro e querem a todo o custo voltar. Não voltarão. Pelo menos, por enquanto, em função da nossa Constituição, agredida pelos 3 Poderes, diariamente, ainda resistir, sem ruptura.

Dizia Rui Barbosa, nosso maior gênio, que ‘A pior ditadura é a Ditadura do Judiciário’, onde ninguém pode se contrapor. E por isso, tempos sombrios podem nos empobrecer ainda mais.

Quando assistimos sessões da Câmara e do Senado, ou a Mídia tendenciosa que se espalhou pelo país, vemos coisas do ‘arco da velha’. Deputados e Senadores investigados em ações criminais de toda ordem, uns até no comando das instituições, falam como se nada tivessem a ver com a dívida pública que jogaram nas costas do povo, o que nos faz pagar os impostos mais caros do Planeta. Ex-Sangue-sugas e investigados na Lava-Jato, falam como donos de uma hombridade que não possuem e ainda defendem a volta do seu maior chefe, o Luladrão para o governo.

A CRISE CRIADA NA SAÍDA DE SÉRGIO MORO

A crise criada na saída de Sérgio Moro chegou ao STF e o ministro Celso de Mello, imediatamente, mandou a PGR acionar a PF para colher seu depoimento em 5 dias. Nunca se viu tanta agilidade. Lula, Dilma e até Temer trocavam delegados e diretores da PF ao seu bel prazer e o mesmo STF, agora tão ágil, nem tomava conhecimento. Agora é diferente.

Bolsonaro fala demais e irrita demais os ministros todo-poderosos do STF que recebem provocações sobre os atos dos demais poderes, principalmente do seu algoz maior, Jair Bolsonaro, que os impede de guardar dinheiro público nas cuecas e nos apartamentos e sítios que têm espalhados pelo país.

Tiraram o poder do presidente de decretar ações nos Estados e municípios tendo em vista a atitude de uso de máscaras, isolamento social ou lockdown. Quem manda são governadores e prefeitos, segundo decisão do ministro Alexandre de Moraes, de forma monocrática. Querem esticar a corda até quebrar.

Lembro de um general que trabalhou comigo nos anos 70 e ele costumava dizer. “Quando a porca está no final da rosca e você não consegue mais apertá-la, e mesmo assim, insiste, ela está perto de afrouxar”!

O Brasil caminha para uma situação além da ‘calamidade pública’ já decretada em todo o país.

As fakenews invadem as redes sociais e os aplicativos dos celulares com notícias estapafúrdias, mas tem muita gente boa que acredita e espalha. E não é por maldade. São pessoas de bem, bem-intencionadas que se vêem enganadas e espalham para seu rol de amigos.

Hoje, uma senhora veio nos visitar e disse: “O Sr. Viu, levaram o dinheiro do auxílio emergencial. E agora ninguém mais recebe” E arrematou: “assaltaram o Banco e levaram o dinheiro todo!”. Pois é. Assim ela recebeu a notícia e veio me dar conta. Eu lhe disse que ficasse tranqüila, que não é assim que funciona, etc, mas não sei se acreditou. Eram pouco mais de 8 horas da manhã, não sei para quantas pessoas já haveria dado a notícia bombástica. Num país de 200 milhões de habitantes e mais de 300 milhões de celulares ativos, as coisas andam em segundos, do Oiapoque ao Chuí!

Pois bem, colhido o depoimento de Sérgio Moro, no mesmo dia abriu-se prazo de 5 dias para que ministros de Estado dêem seu depoimento à PF. E dizem que em 60 ou 90 dias os trabalhos serão concluídos pela PF e o PGR enviará os autos para o STF. Êta Justiça laboriosa. Se tivesse agido assim sempre, o PT ao longo de 20 anos, não teria tido tempo de comprar deputados e senadores e assaltar os cofres da Nação para favorecer outros países, empreiteiras, construção de portos, metrôs e outros absurdos que o STF nem tomou conhecimento!

Por outro lado, Bolsonaro pauta a imprensa diariamente. Em seus vôos desvairados do exercício da autoridade, briga com tudo e com todos. Manda jornalistas mal educados calarem a boca e serve para dar fôlego à nossa falida imprensa.

E por falar em desgraça, Quase 8 mil brasileiros já morreram em função da Pandemia que assola o Mundo!

Arquivo do blog